Imprensa

Veja o que estão falando sobre nós.

voltar para imprensa

Como a conectividade impulsiona a evolução do varejo físico?

Publicado em 09.10.2017

Share on Facebook0Share on Google+0Share on LinkedIn0Tweet about this on Twitter

Especialista explica como a velocidade de conexão está influenciando a forma como o varejo lida com a tecnologia no ponto de venda


cobertura da Internet 4G ainda não é realidade na maior parte do mundo. Ainda assim, o mercado de Tecnologia, desenvolvedores e operadoras de telefonia já começam a falar com mais afinco sobre a chegada da quinta geração de conectividade móvel, o 5G, em países como Estados Unidos e Japão.

As primeiras redes móveis estão previstas para chegar entre 2019 e 2022, mas se ainda não é possível cravar uma data, já se sabe como elas podem revolucionar. A velocidade é um dos principais pontos: a operadora japonesa DoCoMo conseguiu atingir 2 Gigabit por segundo (Gbps), o equivalente ao dobro das melhores conexões 4G (LTE), enquanto a Samsung afirma ter alcançado 7,5 Gbps. Além de mais rápida, a rede deve contar com um sinal de frequência mais alta, o que diminuirá a latência e a interferência de obstáculos, aumentando a cobertura.

É por essa abrangência e efetividade na transmissão dos dados que a 5G já está sendo nomeada como a tecnologia responsável pela popularização da Internet das Coisas (IoT, em inglês), a era em que a conectividade deve multiplicar para trilhões o número de dispositivos conectados à rede. Junto a isso, deve continuar revolucionando também o comportamento dos usuários como consumidores.

Se, nos dias de hoje, o indivíduo está cada vez mais acostumado com experiências que primam pela praticidade por meio de aplicativos para smartphones, esses dispositivos assumirão o protagonismo como carteiras virtuais também no mundo físico. Pagamento por aproximação ou pelo aplicativo da loja em tempo real já são realidade nas redes de varejo que olham para o futuro.

Uma alternativa amplamente adotada é o uso de dispositivos com sensores para mapear, por meio do número de identificação do smartphone, o comportamento do cliente dentro do estabelecimento comercial. Como em uma loja virtual, é possível analisar os pontos mais “quentes”, o tempo de permanência, a frequência de visita, entre outros índices.

O consumidor conectado já bate à porta. Portanto, cabe ao varejista investir em tecnologia para identificar e analisar suas ações e anseios, para aprimorar o atendimento e fidelizar o cliente.
*Walter Sabini Junior é sócio fundador da FX Retail Analytics, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo.

Leia na íntegra: http://www.portalnovarejo.com.br/2017/09/29/como-conectividade-impulsiona-evolucao-varejo-fisico/

Share on Facebook0Share on Google+0Share on LinkedIn0Tweet about this on Twitter
Gostou desse conteúdo?

Os comentários estão desativados.

Assessoria de Imprensa

NB Press
Nicole Barros
(11) 3254-6463
www.nbpress.com.br

Blog

Fique por dentro das novidades

  • Ler Post

    Afinal, o que será da loja a partir de agora?

    Olhar para a Amazon Books e Amazon Go faz todo mundo repensar, até porque projetos que pareciam totalmente antagônicos hoje são reais e parecem triunfar.

    Gostou desse conteúdo?

    22.02.2018 - Por Equipe FX

  • Ler Post

    Fluxo de visitantes a shopping centers inicia 2018 com alta de 2,4% em janeiro

    Sudeste registra melhor desempenho, com crescimento de 3,23% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC), realizado pela ABRASCE e a FX Retail Analytics

    Gostou desse conteúdo?

    05.02.2018 - Por Equipe FX

  • Ler Post

    A FX é patrocinadora do evento Pós-NRF organizado pela BTR-VARESE

    Inscreva-se: http://btrvarese.com.br/pos-nrf-2018-sp/ Gostou desse conteúdo?

    Gostou desse conteúdo?

    02.02.2018 - Por Equipe FX

todos os posts