Shoppings têm queda de 3,5% no movimento em 2016

Publicado em 09.01.2017

O fluxo de visitantes nos shoppings do país apresentou recuo de 3,48% em 2016 na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada no monitoramento de fluxo do varejo. Em 2015, o fluxo teve alta de 2,9% em relação a 2014.

Na comparação com o dezembro de 2015, o volume de pessoas que circularam os shopping centers no último mês do ano sofreu queda de 1,52%.

O maior recuo em 2016 ocorreu na região Sudeste, de 3,71%. As regiões Sul e Nordeste, por sua vez, registraram aumento no fluxo de 0,37% e 1,15%, respectivamente.

Por outro lado, impulsionado pelas festas de fim de ano, o mês de dezembro teve aumento de 25,6% no fluxo de visitantes em relação a novembro.

Segundo Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics, a alta de dezembro ante novembro foi motivada pelas festas de fim de ano, que naturalmente leva mais pessoas aos centros de compras. “Observamos, porém, que quando comparado a dezembro do ano passado, o ímpeto das famílias em ir ao shopping-center diminuiu em razão de um cenário macroeconômico ainda fragilizado, comprometendo o nível de renda do consumidor”, avalia.

Essa matéria saiu também em:

Veja.com

Estadão

Noticias ao Minuto

Mundo do Marketing

Revista Exame

InfoMoney

O Globo

Agência Estado

Portal Empresas S/A

Portal Datamark

Niterói Mais

Misto Brasília

Setembro tem alta de 1,6% no fluxo de visitantes a shopping centers

Levantamento realizado pela ABRASCE, em parceria com a FX Retail Analytics, aponta crescimento de 0,59% no acumulado do ano

13.10.2017 - Por Equipe FX

Agosto tem alta de 1,19% no fluxo de visitantes a shopping centers

Levantamento realizado pela ABRASCE, em parceria com a FX Retail Analytics, aponta crescimento de 0,58% no acumulado do ano

12.09.2017 - Por Equipe FX

Saiba como a IoT pode aprimorar programas de fidelidade no varejo físico

Os programas de fidelidade se consolidaram como grande trunfo do varejo para criar um hábito de compras recorrentes dos clientes em troca de bonificações.

29.08.2017 - Por Walter Sabini Junior