Shoppings têm queda de 3,5% no movimento em 2016

Publicado em 09.01.2017

O fluxo de visitantes nos shoppings do país apresentou recuo de 3,48% em 2016 na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada no monitoramento de fluxo do varejo. Em 2015, o fluxo teve alta de 2,9% em relação a 2014.

Na comparação com o dezembro de 2015, o volume de pessoas que circularam os shopping centers no último mês do ano sofreu queda de 1,52%.

O maior recuo em 2016 ocorreu na região Sudeste, de 3,71%. As regiões Sul e Nordeste, por sua vez, registraram aumento no fluxo de 0,37% e 1,15%, respectivamente.

Por outro lado, impulsionado pelas festas de fim de ano, o mês de dezembro teve aumento de 25,6% no fluxo de visitantes em relação a novembro.

Segundo Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics, a alta de dezembro ante novembro foi motivada pelas festas de fim de ano, que naturalmente leva mais pessoas aos centros de compras. “Observamos, porém, que quando comparado a dezembro do ano passado, o ímpeto das famílias em ir ao shopping-center diminuiu em razão de um cenário macroeconômico ainda fragilizado, comprometendo o nível de renda do consumidor”, avalia.

Essa matéria saiu também em:

Veja.com

Estadão

Noticias ao Minuto

Mundo do Marketing

Revista Exame

InfoMoney

O Globo

Agência Estado

Portal Empresas S/A

Portal Datamark

Niterói Mais