Taxa de Atratividade

É a relação das pessoas que passaram em frente a sua vitrine com as que de fato entraram em sua loja. Por isso, a taxa de atratividade é um dado tão importante para o seu negócio, e deve ser levantada de forma bastante atenta e clara.

A importância da taxa de atratividade

Para que uma compra seja efetuada, é necessário que o consumidor tenha empatia pelo produto exposto e pelo contexto em que ele está inserido. Para exemplificar: imagine que seu comprador quer muito uma camisa nova, e que no seu estoque há uma peça exatamente como ele imaginou. Agora, imagine duas diferentes situações: na primeira, a peça está bem posicionada na vitrine, que por sua vez está bem organizada, iluminada, bem arrumada; na segunda, a camisa está em uma vitrine escura, mal planejada, sem nenhuma atratividade.

Seguindo os exemplos acima, imaginamos que bem possivelmente o consumidor preferirá a camisa posicionada na primeira vitrine. E é avaliando a taxa de atratividade que você poderá obter insights sobre como está sendo o desempenho do seu mostruário e como ele está influenciando nas vendas finais.

É essencial que o vendedor “veja” a venda pelos olhos do comprador. E com os dados de taxa de atratividade, é possível analisar a eficiência da sua vitrine, cruzando o número das pessoas que passam no corredor com o total de quantas efetivamente entram no seu estabelecimento.

Analisando a atratividade, é possível adequar todo o planejamento do seu comércio, desde o estoque, layout da loja até o atendimento, pois se a vitrine cumprir o objetivo convidativo que se preza, logo o fluxo de pessoas certamente será maior, e as oportunidades de venda também.

Entenda na Prática