Por Marcelo Tavares em 11.09.2015 às 19h11
Seguir os rastros do consumidor e descobrir a trilha deixada por ele dentro de uma loja é, sem dúvida, uma das medidas mais eficientes para conseguir dados que auxiliam na gestão do negócio. O monitoramento do fluxo de clientes é um serviço que está em alta para o varejo físico e representa um diferencial para quem deseja crescer, mesmo em cenário de crise econômica.
Confira cinco motivos que mostram como esse dado pode ser importante para o varejista:
Inteligência estratégica – o movimento das pessoas dentro do estabelecimento traz para o varejo físico alguns índices que antes eram privilégios das lojas virtuais, como atratividade da vitrine (quantidade de pessoas que efetivamente entram na loja / quantidade de pessoas que passaram na frente), taxa de conversão dos produtos e hot zones.
Dados certificados – ao contratar uma empresa para fazer o monitoramento, o sistema analisa e valida as informações coletadas , garantindo que as análises sejam verídicas e confiáveis para o varejista. Não se trata apenas de intuição ou suposição, são dados e fatos.
Relatórios personalizados – com acesso a esses dados, o varejista consegue fazer avaliações específicas para sua realidade, como a eficiência de determinado layout da loja e o rendimento da equipe de vendas.
Aumento do ticket-médio – o acompanhamento da trajetória dos clientes permite o empresário colocar produtos com maior procura e apelo lado a lado, criando oportunidades de venda e, consequentemente, aumentando o valor individual do cupom.
Tecnologia simples e acessível – antigamente, os equipamentos de monitoramento de fluxo eram caros e pesados. Hoje, esta tecnologia consiste em dispositivos discretos e ainda mais avançados, sem necessidade de cabeamento para instalação. Além disso o custo mensal é barato e atende o orçamento até de pequenos empreendedores.
* Marcelo Tavares é CEO da FX Flow Intelligence, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo.
© 2022 FX - Data Intelligence- Todos os direitos reservados.