É hora de esvaziar o estoque e encher a loja de clientes

Por Marcelo Tavares em 22.12.2015 às 13h36

Compartilhe

Contas a pagar, fim das férias e período posterior às compras natalinas. Janeiro tinha tudo para ser um mês morno na perspectiva dos varejistas brasileiros. Porém, os empresários enxergam aí a oportunidade de queimar o estoque e renovar catálogos, realizando grandes liquidações. A tática funciona e atualmente é utilizada pela grande maioria dos lojistas. Com o monitoramento de fluxo nos estabelecimentos, é possível preparar o estabelecimento e aumentar as vendas. Confira cinco dicas:

Facilite o fluxo de visitantes – atraídos pelos descontos tentadores, é natural que haja um aumento na quantidade de pessoas que visitam a loja. Deixe espaços livres para que os clientes possam circular e visualizar outras ofertas, e observe o trajeto preferido dos consumidores para realizar campanhas estratégicas no futuro.

Destaque produtos com pouca demanda – aproveite para “queimar” os itens que possuem pouca procura. Além dos descontos, uma boa estratégia consiste em expô-los nas hot zones, ou seja, os lugares mais visitados do estabelecimento e, consequentemente, com mais chance de visualização.

Identifique os melhores horários – o ideal é identificar os horários com maior tráfego de pessoas dentro do loja, para preparar com antecedência o design das prateleiras, manequins e orientar a equipe de vendedores sobre os principais pontos da liquidação.

Capriche na vitrine – para a liquidação ser positiva, a vitrine da loja precisa chamar a atenção dos clientes que passam em frente ao estabelecimento. Por meio do acompanhamento do fluxo dos visitantes, é possível descobrir a efetividade dos produtos expostos.

Treine a equipe de vendas – o monitoramento também permite medir a eficiência da equipe de vendedores e a receptividade do público. Com estes dados, o lojista pode criar treinamentos exclusivos para seu time.

* Marcelo Tavares é CEO da FX Flow Intelligence, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo.


1 comentário

Hosting
Comentou em 04/06/16

Varias medidas adotadas pelas fabricantes para reduzir a producao nao surtiram o efeito esperado para esvaziar os estoques

Deixe seu comentário
*
*

© 2019 FX - Retail Analytics - Todos os direitos reservados.