Como aplicar inteligência ao negócio de franquias?

Por Marcelo Tavares em 28.01.2016 às 16h18

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Em um cenário econômico adverso, o modelo de franquias é uma aposta segura para empreendedores. A credibilidade da marca, o apoio estratégico do franqueador e o planejamento bem definido da operação são algumas das vantagens que passam confiança aos empresários. Os números do setor reforçam o momento positivo: apenas em 2014, este tipo de negócio movimentou R$ 127,3 bilhões e gerou mais de um milhão de empregos diretos em todo o país, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising. Com o mercado em crescimento, as franquias podem apostar em inteligência para se destacarem dos concorrentes. Confira cinco métodos:

Identifique regionalismos: uma rede de franquias precisa considerar os aspectos regionais e culturais do local em que possui uma loja. Além de estudos de mercado, uma alternativa é monitorar os passos dos clientes no estabelecimento, descobrindo tendências e interesses dos consumidores.

Comunicação transparente: a relação entre franqueado e franqueador deve ser a mais clara e eficiente possível. Portanto, os relatórios trocados entre eles precisam ser condizentes com o negócio e a realidade de cada uma das partes. Com informações relevantes e um entendimento rápido, a tomada de decisões é agilizada.

Promova talentos: uma rede de sucesso sabe que precisa identificar os melhores talentos em suas franquias para promovê-los e montar uma equipe comercial forte. Essa tática também é possível com soluções de monitoramento, permitindo que o empreendedor consiga identificar além do nível de performance, os pontos fortes e fracos dos profissionais.

Planejamento de marketing: é preciso checar a eficiência das campanhas promocionais e ações de marketing desenvolvidas em toda a rede de franquias. Neste ponto, é ideal descobrir o impacto nos clientes, garantindo insights para campanhas futuras.

Estratégia comercial: por fim, os empresários podem identificar o desempenho de cada um dos franqueados por meio da taxa de conversão e do ticket médio das lojas. Com estes números, a marca visualiza os segredos dos franqueados bem sucedidos e planeja uma expansão comercial.

* Marcelo Tavares é CEO da FX Flow Intelligence, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo.

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