Por Equipe FX em 06.10.2016 às 13h52
Presença nos centros de compra tem queda e acumula déficit de 4,05% no ano em relação a 2015, segundo levantamento realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Retail Analytics
O fluxo de visitantes nos centros de compras do país recuou 2,81% em setembro em relação a ao mesmo mês de 2015, aponta o índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada no monitoramento de fluxo do varejo. Em relação ao mês anterior, a queda foi de 5,99%. A pesquisa leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos consumidores nos principais shoppings do país.
–
Segundo Huayna Perez, responsável pela área de inteligência de mercado da ABRASCE, apesar da baixa no fluxo de visitantes a elevação da confiança dos consumidores já tem refletido no comportamento de compra. Em agosto, mês em que o indicador de visitas registrou queda de 1,81%, a receita nominal de vendas subiu 1,1%, comparado ao mesmo mês de 2015, o terceiro mês consecutivo em que as vendas registraram melhora.
–
–
De acordo com o levantamento, a região Sudeste registrou o maior recuo, com retração de 3,55%, seguido do Nordeste com 2,43% e do Sul, com 1,25%. No acumulado do ano até o momento, a baixa é de 4,05% em relação a 2015.
Apesar da queda acentuada, Marcelo Tavares, CEO da FX Retail Analytics, acredita que o tráfego de visitantes nos shoppings deve aumentar no último trimestre do ano. “Setembro manteve a tendência de baixa que marcou todo ano de 2016, mas deve ser revertido neste final de ano devido ao Dia das Crianças, à Black Friday e Natal, com a expectativa de retomada da economia no próximo ano”, afirma.
© 2021 FX - Data Intelligence- Todos os direitos reservados.