Por Walter Sabini Junior em 20.04.2017 às 17h51
As datas comemorativas como Dia das Mães são ótimos momentos para potencializar as vendas no varejo físico. As oportunidades tornam-se ainda maiores quando há organização e planejamento, utilizando a inteligência da análise de comportamento dos clientes durante todo o ano, por meio da tecnologia.
Dispositivos para monitoramento de tráfego, por exemplo, conseguem medir índices de conversão, atratividade, frequência, entre outros indicadores sobre o comportamento do cliente dentro de um estabelecimento comercial. Todos esses indicadores permitem que as estratégias de venda sejam direcionadas de forma certeira para os mais diversos tipos de consumidores.
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Durante as sazonalidades, grande parte do público que vai ao comércio está à procura de presentes para familiares e amigos. Uma vitrine com itens relevantes e preços competitivos é fundamental para atrair um cliente para dentro da loja. Por isso, a taxa de atratividade mensurada durante o restante do ano mostra ao gestor o resultado de diferentes estratégias de produtos e valores, permitindo colocar em prática nas semanas que antecedem o Dia das Mães, por exemplo, ações que se mostraram mais efetivas para engajar o maior número de consumidores.
O mapeamento dos chamados hot zone também serve de insumo ao gerente da loja ao orientar e distribuir os vendedores pelos espaços do estabelecimento que recebem mais pessoas, a fim de ajudá-las a encontrar o que procuram ou esclarecer eventuais dúvidas. Além disso, é possível também avaliar o motivo das zonas de calor e transferir itens mais atrativos para outras gôndolas ou até seções, espalhando os visitantes de maneira mais equilibrada.
Outra atividade corriqueira durante os períodos sazonais é a pesquisa de preços, que faz com que potenciais consumidores visitem uma ou mais lojas com frequência antes de decidir o presente e o local onde desejam comprar. Neste contexto, a efetividade das estratégias citadas acima pode ser avaliada ou revista por meio da taxa de conversão baseada em visitantes únicos. Ou seja, os sensores conseguem descartar visitas repetidas e funcionários para realizar uma contagem mais próxima da realidade entre oportunidades e vendas consumadas.
Os insights são diversos, e os lojistas que compreenderem a importância estratégica do uso de analytics em seus estabelecimentos terão mais chances de entregar uma experiência de compra diferenciada, garantindo, assim, um relacionamento melhor com seu público e até mesmo a fidelização desses consumidores para as datas comemorativas seguintes.
*Walter Sabini Junior é sócio fundador da FX Retail Analytics, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo.
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