Fluxo de visitantes a shopping centers tem alta de 2,42% no mês de outubro

Por Equipe FX em 21.11.2018 às 16h36

Compartilhe

O índice mostra a leve retomada do crescimento, após a grave crise que tomou conta do país.

O Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC) registrou aumento de 2,42% no fluxo de visitantes nos shopping centers em todo o Brasil, em outubro, na comparação com o mês anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento e fluxo para o varejo.

Para Glauco Humai, presidente da Abrasce, “o resultado do IVSC é reflexo do momento econômico do país, que mostra uma leve retomada do crescimento”.

Pedro Paulo Silveira, Economista Chefe da Nova Futura Investimentos, acredita que o desempenho do mês foi impactado pelo cenário político, mas acredita em retomada no futuro. “Outubro ainda foi influenciado pelo processo eleitoral, que produz um comportamento cauteloso por parte das famílias. Apesar disso, apresentou uma melhora em diversos indicadores. Tenho uma expectativa positiva para os próximos meses, não apenas nas variações mensais como nas anuais”.

Apesar do crescimento em outubro, o número de visitantes apresentou queda de 3,30% na comparação com o mesmo período de 2017. Entre 01 a 12 de outubro, semana do Dia das Crianças, houve declínio de 3,53%. Regionalmente, os dados apontam redução: Nordeste (- 0,87%); Sul (-3,04%) e Sudeste (-4,12%).


Variação Anual do Fluxo em Shopping - FX retail Analytics

Figura 1 Em comparação com o mesmo período em 2017

“Em outubro havia muita expectativa com os resultados das eleições e apreensão do consumidor com o futuro do país. A partir de agora, com o cenário político definido e a chegada de duas grandes datas do comércio – Black Friday e Natal, a presença nos shopping centers brasileiros deve crescer”, explica Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics.

Deixe seu comentário
*
*

© 2019 FX - Retail Analytics - Todos os direitos reservados.