Fluxo de visitantes cresce 2,81% em dezembro de 2018, aponta IVSC

Por Walter Sabini Junior em 24.01.2019 às 10h47

Compartilhe
Fluxo de visitantes cresce 2,81% em dezembro de 2018, aponta IVSC

Pesquisa realizada pela Abrasce e FX Retail Analytics indica retomada de confiança.

Marcado pelas compras de Natal e as férias escolares, o mês de dezembro foi positivo para os shopping centers do país. O Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC) teve um aumento em relação ao mês anterior (novembro). Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento e fluxo para o varejo.

No total, o número de pessoas que frequentaram os centros de compra em dezembro de 2018 foi 2,81% superior em relação à novembro. As três regiões analisadas no levantamento tiveram números positivos. O melhor desempenho foi no Sudeste, com 3,31%, seguido por Sul, com 2,39%, e Nordeste, com 1,55%.

Dessa forma, o acumulado de 2018 ficou praticamente estável em relação à 2017, com uma ligeira alta de 0,03% no total de consumidores. É o segundo ano consecutivo que a pesquisa traz um índice positivo após o período de recessão entre 2015 e 2016.

Para Pedro Paulo Silveira, Economista-chefe da Nova Futura Investimentos, essa estabilidade é um sinal positivo para as lojas. “A economia brasileira passou por uma grande recessão econômica nos últimos anos. O fato de termos dois anos seguidos com índice positivo indica uma predisposição dos consumidores a ampliarem seus gastos no varejo novamente”.

Variação Anual do Fluxo em Shopping - FX Retail Analytics/Abrasce

Na comparação com dezembro de 2017, contudo, o índice de visitantes teve uma pequena queda de 0,51% em todo o país. Os shopping centers do Nordeste tiveram o melhor desempenho, com aumento de 1,6%, mas o do Sudeste e do Sul tiveram números negativos: 0,7% e 1,81%, respectivamente.

“Apesar da queda no comparativo com o mesmo mês de 2017, o crescimento no fluxo de visitantes no fim de ano, impulsionado por ações como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, aumenta a confiança dos lojistas para 2019, principalmente com a retomada econômica em curso nos últimos meses”, explica Walter Sabini Júnior, sócio-fundador da FX Retail Analytics.

Deixe seu comentário
*
*

© 2019 FX - Retail Analytics - Todos os direitos reservados.