Fluxo de visitantes a shopping centers cai 3,64% em janeiro, aponta IVSC

Por Equipe FX em 13.02.2019 às 16h23

Compartilhe

Pesquisa mostra que número de visitantes nos centros de compras caiu na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC) registrou queda de 3,64% no fluxo de visitantes nos shopping centers, em todo o Brasil,em janeiro de 2019, na comparação com o mesmo período de 2018.  Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento e fluxo para o varejo.

O número negativo foi impulsionado pelos desempenhos das regiões Sudeste e Sul, que tiveram quedas de 2,69% e 1,92%, respectivamente. Os centros de compra da região Nordeste, por sua vez, registraram um aumento de 2,13% na comparação com o ano anterior.

Na comparação com dezembro de 2018, o IVSC também apresentou números negativos. O declínio nacional foi de 11,52%, com retração nas três regiões analisadas. O pior desempenho foi no Sudeste, com -15,9%, seguido pelo Sul, com -13,29%, e Nordeste, com -6,24%.

Pedro Paulo Silveira, Economista Chefe da Nova Futura Investimentos, acredita que a queda registrada no primeiro mês de 2019 possa ter sido influenciada por fatores externos. “A troca de comando no governo federal, com o início de debates sobre reformas que tocam a economia, contribuíram para uma maior incerteza do consumidor, mas a tendência é o índice voltar a crescer nos próximos meses”.

Walter Sabini Junior, sócio fundador da FX RetailAnalytics, lembra que o mês de janeiro naturalmente tende a ser mais fraco do que os demais. “Normalmente o primeiro mês do ano registra menor movimento e vendas por conta das compras de fim de ano realizadas em dezembro”.



			  
Deixe seu comentário
*
*

© 2019 FX - Retail Analytics - Todos os direitos reservados.