Fluxo de visitantes a shopping centers tem queda de 1,44% no mês de março

Por Equipe FX em 24.04.2019 às 16h16

Compartilhe

Mesmo com recuo no número de visitantes, centros de compras tiveram um aumento de 18% na quantidade de vendas realizadas

O Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC) registrou uma queda no fluxo de visitantes nos shopping centers brasileiros, em março de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo.

O indicador caiu 1,44% em todo o território nacional. Na análise regional, apenas o Nordeste obteve crescimento ao registrar 4,41%. As demais regiões tiveram quedas: Sul e Sudeste tiveram um ligeiro recuo de 0,17% e 0,61% e o Centro-Oeste caiu 1,95%.

Se comparar com fevereiro de 2019, o IVSC apresentou números negativos. O declínio nacional foi de 1,45%, com retração nas quatro regiões. O pior desempenho foi no Centro-Oeste, com -2,16%, seguido pelo Nordeste, com -1,35%, Sul, -1,22%, e Sudeste, -1,01%. No acumulado do primeiro trimestre de 2019, a queda é de 4,41% no país.

Pedro Paulo Silveira, Economista Chefe da Nova Futura Investimentos, explica que essa oscilação reflete algumas incertezas devido ao cenário político. “O início de um novo governo naturalmente deixa dúvida na cabeça dos consumidores, que esperam uma resolução rápida para os problemas econômicos. A tendência é o índice se recuperar à medida em que o país consiga implementar estratégias de retomada de consumo”.

Já para Flávia Pini, CMO da FX Retail Analytics, aponta que esse processo faz parte da transformação digital pela qual o varejo está passando. “A conveniência dos aplicativos de entrega e a omnicanalidade, ou seja, a possibilidade de comprar online e receber em casa ou vice-versa, estão mudando a forma como enxergamos o varejo. Ao vermos as vendas subirem, mesmo paralelo a uma queda de fluxo, leva a crer que apenas a jornada está mudando, mas o consumo não”.

Faturamento segue em alta

Já no levantamento de vendas das lojas em shopping centers, o IVSC registra grande crescimento no faturamento. Os dados são obtidos em parceria com a fintech Finanças 360º, plataforma de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e médio varejista.

Na comparação com março de 2018, os centros de compras tiveram um aumento de 18% na quantidade de vendas realizadas e de 2% no valor faturado. Já em relação à fevereiro de 2019, houve um crescimento de 12% no número de transações e de 20% no volume financeiro total.

“Os dados reforçam mais uma vez que mesmo com um fluxo de visitantes ainda irregular, o lojista pode conseguir bons resultados a partir de um planejamento e estratégias com dados obtidos dos consumidores dentro do estabelecimento, sejam eles de visita ou de pedido faturado”, comenta Henrique Carbonell, sócio-fundador da Finanças 360º.  

Deixe seu comentário
*
*

© 2019 FX - Retail Analytics - Todos os direitos reservados.