Fluxo de visitantes a shopping centers cresce 5,41% em maio, de acordo com IVSC

Por Equipe FX em 13.06.2019 às 19h32

Compartilhe

Aumento  também reflete  na quantidade de vendas realizadas pelos varejistas

Fluxo de visitantes a shopping centers cresce 5,41% em maio, de acordo com IVSC

O Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC) registrou um aumento no fluxo de visitantes nos shopping centers brasileiros em maio de 2019, em comparação com o mês anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo.

O indicador cresceu 5,41% em todo o território nacional em relação a abril. O desempenho positivo foi impulsionado pela região Sudeste, com aumento de 7,66%. Já o  Sul e Nordeste tiveram uma ligeira queda de 1,36% e 0,67%, respectivamente. No acumulado de 2019, o recuo foi de 0,79% em todo o país.

Na comparação com o mesmo período de 2018, o IVSC teve um pequeno recuo de 0,39% em todo território nacional. A região Sul, por sua vez, foi a única que conseguiu melhorar seu desempenho, com um aumento de 0,97% em relação a maio do ano passado. Já os centros de compras do Sudeste e Nordeste caíram 0,64% e 0,52%, respectivamente.  

Fluxo de visitantes a shopping centers cresce 5,41% em maio, de acordo com IVSC

Pedro Paulo Silveira, Economista Chefe da Nova Futura Investimentos, explica que esse desempenho positivo já pode ser encarado como um sinal de retomada do consumo no Brasil. “A lenta recuperação econômica do país, principalmente em setores produtivos, começa a refletir no varejo e a expectativa é de consolidação dessa alta no segundo semestre”.

Já para Flávia Pini, CMO da FX Retail Analytics, lembra que maio é um mês especial para os varejistas por conta do Dia das Mães. “É uma das principais datas do varejo brasileiro e abre um período importante para as vendas, uma vez que os lojistas terão Dia dos Namorados, férias e demais eventos no segundo semestre para aquecer ainda mais o setor”.

Aumento no fluxo impulsiona vendas

O aumento no número de visitantes em shopping centers teve um impacto positivo também no total de vendas realizadas pelos lojistas. O levantamento do IVSC mostra um crescimento tanto na quantidade de transações quanto no faturamento. Os dados são obtidos em parceria com a fintech Finanças 360º, plataforma de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e médio varejista.

Na comparação com maio de 2019, os centros de compras tiveram um crescimento de 52,77% na quantidade de vendas realizadas e um aumento de 67,19% no valor faturado. Já em relação ao mesmo período de 2018, houve um aumento de 8,76% no número de transações e de 7,62% no volume financeiro total.

“O aumentotraz fôlego ao setor para retomar o crescimento nos próximos meses”, comenta Henrique Carbonell, sócio-fundador da Finanças 360º.  

Deixe seu comentário
*
*

© 2019 FX - Retail Analytics - Todos os direitos reservados.