Fluxo de visitantes a shopping centers cresce 6,81% em julho, de acordo com IVSC

Por Equipe FX em 19.08.2019 às 17h00

Compartilhe
Fluxo de visitantes a shopping centers cresce 6,81% em julho, de acordo com IVSC

Quantidade de visitantes em centros de compras no país também foi maior na comparação com 2018

O Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC) registrou um aumento no fluxo de visitantes nos shopping centers brasileiros, em julho de 2019, se comparado com o mês anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo.

O indicador cresceu 6,81% em todo o território nacional em relação a junho. A região Nordeste foi a que teve o melhor desempenho, com 10,42% a mais. Já o Sul e o Sudeste tiveram altas de 7,47% e 6,94%, respectivamente. Apesar do bom desempenho, no acumulado de 2019 ainda há um recuo de 3,45% em todo o país. 

Na comparação com julho de 2018, o IVSC também obteve um desempenho positivo, com crescimento de 2,94% em todo o território nacional. O desempenho foi possível graças às regiões Sul e Nordeste, que aumentaram em 6,54% e 5,39%, respectivamente. O Sudeste foi o único com variação negativa ao registrar -2,59%. 

Pedro Paulo Silveira, Economista Chefe da Nova Futura Investimentos, acredita que o aumento no fluxo pode ser um indício da retomada econômica no país. “Aos poucos, as reformas e pautas de discussão estão avançando, o que estimula o consumo e, consequentemente, o varejo”. 

Para Flávia Pini, CMO da FX Retail Analytics, o crescimento é um reflexo já esperado no início do segundo semestre. “É um período de férias que antecipa datas importantes, como o Dia dos Pais logo em agosto. A tendência é manter o número positivo até o fim do ano”. 

Indicador de vendas não acompanhou crescimento

O aumento no número de visitantes em shopping centers no mês de julho não refletiu nas vendas. O levantamento do IVSC mostra queda tanto na quantidade de transações quanto no faturamento em relação ao mês anterior. Os dados são obtidos em parceria com a fintech F360º, plataforma de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e médio varejista.

Na comparação com junho de 2019, os centros de compras registraram declínio de 6,87% na quantidade de vendas realizadas e de 4,33% no valor faturado. Na comparação com julho de 2018, houve um recuo de 9,32% no número de transações, mas em contrapartida teve um aumento de 4,43% no volume financeiro total. 

“Em termos de vendas, era um resultado já esperado, uma vez que o mês de julho é um período de férias para muitas famílias e o consumo costuma estar atrelado ao Dia dos Pais, que acontece só no segundo domingo de agosto e distribui o faturamento entre os dois meses”, comenta Henrique Carbonell, sócio-fundador da F360º.  

Deixe seu comentário
*
*

© 2019 FX - Retail Analytics - Todos os direitos reservados.