Fluxo de visitantes a shopping centers cai 2,47% em agosto, de acordo com IVSC

Por Equipe FX em 11.09.2019 às 12h42

Compartilhe
Fluxo de visitantes a shopping centers cai 2,47% em agosto, de acordo com IVSC

Mesmo com o Dia dos Pais, o número ficou abaixo do esperado pelos lojistas

O Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC) registrou queda de 2,47% no fluxo de visitantes nos shoppings brasileiros em agosto de 2019, em comparação ao mês anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo.

Variação anual do fluxo em shopping

“A diminuição de visitantes é um reflexo tanto do cenário econômico brasileiro quanto das estratégias utilizadas pelos centros comerciais para atrair consumidores”, pontua Pedro Paulo Silveira, Economista Chefe da Nova Futura Investimentos. Para Silveira, o índice serve como um termômetro para avaliar os próximos passos a serem dados por estes centros comerciais. Apesar da queda nacional, as regiões Sul e Sudeste se destacaram positivamente. As mesmas apresentaram um crescimento de 1,04% e 2,56%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, a região Nordeste teve uma queda de 1,59%, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

De acordo com dados levantados pela fintech F360º, plataforma de gestão de varejo para os pequenos e médios negócios, o volume de vendas aumentou em 13,58% em relação ao mês anterior. Na comparação com agosto de 2018, a quantidade de vendas teve um declínio de 3,74%, mas em contrapartida o valor arrecadado apresentou um aumento de 1,41%.

Segundo Flávia Pini, CMO da FX Retail Analytics, a queda do fluxo de visitantes no mês de agosto pode ser uma consequência da única data comemorativa em agosto o dia dos pais. “No mês de julho tivemos um crescimento de quase 6,81 em todo o território nacional que pode ser justificada pelo período das férias escolares, no qual muitos pais tinham os shoppings como uma alternativa para passeio com os filhos”. De acordo com a executiva, a expectativa é de uma recuperação crescente para os próximos meses com a chegada do Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Deixe seu comentário
*
*

© 2019 FX - Retail Analytics - Todos os direitos reservados.