Carreira, lazer e filhos: os desafios de uma mãe durante a pandemia de COVID-19 em quatro atos

Por Equipe FX em 09.06.2020 às 16h37

Compartilhe

Prólogo

Desde meados de março, grande parte do Brasil está em quarentena, com o isolamento social e a necessidade de home office em diferentes setores da economia para conter o avanço da pandemia de COVID-19. É uma situação atípica e desafiadora para todos, sem dúvida, mas que se revelou complicada para mães, como eu, que conciliam filhos, casa e carreira. De uma hora para outra, esses três mundos passaram a coabitar o mesmo espaço, o que exige maiores cuidados das mulheres para realizarem todas as tarefas. Mas isso não precisa ser uma tragédia. No meu caso, com quatro simples atos, foi possível conciliar “quase” tudo numa rotina que integra agora duas crianças de 4 anos e 9 meses.  Vamos às dicas:  

Ato 1 – O planejamento diário

A primeira atividade tem que ser feita logo de manhã: a elaboração de um planejamento diário com sua vida e seus filhos. É preciso decidir com com eles tudo o que vai ser feito naquele dia específico. Tem hora da TV e da diversão, mas também vai ter hora da pintura, do quebra-cabeça, das lições, do lanche e de outras tarefas essenciais para o desenvolvimento. No caso da Stella, minha filha mais velha, vejo que tudo parece mais difícil quando ela se sente surpreendida, então é preciso deixar a agenda pré combinada para que ela também possa se organizar em sua rotina. Ah, nem adianta querer planejar algo para a semana. Aqui, é preciso ajustar os compromissos  a curto prazo. 

Ato 2 – Os compromissos 

Criança gosta de tudo o que é combinado, aliás eles precisam disso. Então, deixe espaço na agenda para marcar os “compromissos” com seus filhos. Isso faz com que eles encarem como uma obrigação a ser cumprida, uma rotina. É a mesma coisa que fazemos em nosso trabalho. Não marcamos na agenda os intermináveis calls e meetings para nos prepararmos? Pois é, então marque tudo o que for acordado com os pequenos para não esquecer e ser cobrada depois! Aliás, isso evita muito os desentendimentos, pois a máxima do “combinado é combinado” irá sempre a seu favor, afinal mais do que nunca devemos escolher as batalhas que queremos entrar ou no mínimo evitar.

Ato 3 – O tempo myself 

Nunca se esqueça de reservar um horário do dia para seus compromissos pessoais, de lazer e tudo o que for extratrabalho! Se você gosta de fazer exercícios físicos, então faça em um canto na sua casa! Se quiser fazer cursos on-line, aproveite! O importante é ter um tempo para você mesma e encarar como algo tão importante quanto o trabalho. Marque em sua agenda esse período individual. É prioridade e nada pode se sobrepor. Claro que é algo difícil, por isso digo que deve ser colocado como um “bloqueio” para que todos entendam que esse é o “seu momento” – nem que sejam 15 minutos para descer no carro e escutar uma playlist que você adora! Vai te fazer bem. 

Ato 4 – O otimismo 

Por fim, encare a quarentena com otimismo (por mais que seja difícil) e aproveite para usufruir esse tempo a mais que você tem com sua família. Tenha certeza de que é algo que sentirá falta quando tudo for normalizado e tiver de retornar ao escritório. Aproveite ao máximo essa experiência ao lado dos filhos. É uma chance rara de ver o crescimento deles, o que nos aproxima muito mais e fará a diferença em nossa convivência no futuro. Repita para si mesmo todos os dias: “isso vai passar” e eles vão se lembrar da COVID-19 como um vírus que encheu a casa de “presença”. E não se cobre se você talvez tenha a sensação de “não estar aproveitando esse tempo”, lembre-se sempre dessa palavra: “presença”! Você não imagina o quanto eles já amam nos ter por perto, mesmo sem exclusividade. 

Epílogo 

Não é fácil, claro, tampouco funciona em 100% das vezes. Aqui, todos os dias vou tentando me readaptar. Contudo, essas dicas podem fazer a diferença em sua vida. A recomendação é ter equilíbrio. É claro que não precisa dedicar várias horas do dia para atividades pessoais ou ignorar completamente o trabalho para ficar com as crianças. Um dos segredos da maternidade é justamente a organização. Com rotina e planejamento, tudo fica mais fácil e haverá tempo para focar na carreira, nos filhos e no lazer durante essa pandemia, que promete nos transformar de todas as perspectivas.  

*Flavia Pini é CEO na FX Retail Analytics, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo – fx@nbpress.com


Notice: Undefined variable: aria_req in /home/fxdataha/public_html/wp-content/themes/fx_v3/comments.php on line 65

Notice: Undefined variable: aria_req in /home/fxdataha/public_html/wp-content/themes/fx_v3/comments.php on line 70
Deixe seu comentário
*
*

© 2020 FX - Data Intelligence- Todos os direitos reservados.