Dia dos Namorados reforça a retomada do “novo normal” para o varejo

Por Equipe FX em 19.06.2020 às 17h35

Compartilhe

Mesmo durante a pandemia, o Dia dos namorados fez as pessoas saírem de casa para as compras. Nosso estudo avaliou o percentual de visitação das lojas de ruas e shoppings centers pelo país, analisando a busca por presentes na tradicional data do comércio. Com o retorno às atividades na segunda semana de junho de 2020 (08 a 12), os estabelecimentos registraram um aumento 112% nas lojas de rua e uma queda de -4% nos shoppings em relação à semana anterior. Esse contraste pode ser justificado pelo crescimento obtido na primeira semana do mês, onde os shoppings indicaram 128% contra uma queda de -17% no comércio de rua, quando comparada à última semana de Maio deste ano.

Durante os dias 10,11 e 12 de junho nesse ano, foi possível notar uma linha de crescimento na visitação a lojas de rua em relação ao dia anterior, apresentando um crescimento de 10%, 19% e 27%, enquanto as dos shoppings apresentaram um movimento inconstante com 21%, 10% e
16%, respectivamente. Quando comparamos a movimentação mesmos dias com os dados de 2019, é possível constatar uma oscilação diária, -67%, -85, e -78% nos shoppings e -51%, -21% e -27% nas ruas. Apesar da queda de -77% do movimento nos shoppings, as lojas de rua apresentaram um percentual 21% menor que o registrado no último ano, que pode ser considerado um percentual alto, devido ao momento que o varejo atravessa. Quando essa
análise é feita regionalmente, um aumento de 81% pode ser visto nos shoppings da região Sudeste, sendo a única com crescimento no fluxo. É possível destacar as quedas de -98% na região Sul e -37% na Nordeste.

Os mais pedidos
Toda essa mudança tem um simples motivo. A data ainda é uma das mais relevantes do calendário do varejista. Entre os itens mais buscados para presentes, o líder absoluto é o setor de calçados, com um aumento de 1255%, em relação à semana anterior, seguido por Chocolateria com 581% e itens de utilidades domésticas com 214%.


Notice: Undefined variable: aria_req in /home/fxdataha/public_html/wp-content/themes/fx_v3/comments.php on line 65

Notice: Undefined variable: aria_req in /home/fxdataha/public_html/wp-content/themes/fx_v3/comments.php on line 70
Deixe seu comentário
*
*

© 2020 FX - Retail Analytics - Todos os direitos reservados.