Como os lojistas podem aproveitar desafios e oportunidades da pandemia de covid-19?

Por Flávia Pini em 13.08.2020 às 16h48

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Por Flávia Pini * 

A sabedoria popular afirma que depois da tempestade sempre vem a bonança. É um mantra válido em todo período de crise, pois reafirma a força dos lojistas para superar as adversidades e continuar crescendo em seus segmentos. É o que ocorre atualmente com a pandemia de covid-19. É inegável que as incertezas provocadas pela doença impactaram diretamente o varejo, com queda de vendas e de faturamento. Mas desses desafios surgem boas oportunidades de reinvenção e fortalecimento. Separei cinco dicas essenciais para aproveitar as lições deixadas pelo novo coronavírus: 

1 – Utilize os dados a seu favor 

O primeiro passo é olhar mais de perto o que você já tem disponível. Dados sobre vendas, classificação de clientes, fluxo de visitas, produtos mais e menos vendidos podem ser combinados e dar norte para novas estratégias sem exigir uma “reinvenção” abrupta ou um investimento fora de hora. Saber aplicar inteligência nos dados para obter insights que podem ajudar a inovar na operação e a ter decisões mais certeiras garante sobrevivência em momentos de incertezas e prepara a empresa para crescer mais ordenadamente quando a situação se normalizar. 

2 – Conheça todos os passos do seu cliente 

Nunca antes foi tão importante “conhecer o cliente”. Mesmo em tempos de portas fechadas muitos varejistas fizeram uso das suas plataformas de CRM e conseguiram empoderar seus próprios vendedores para que continuassem a se relacionar e, principalmente, a vender a partir de direcionamentos de réguas inteligentes que usam tantos dados cadastrais quanto transacionais. Tão importante quanto saber o seu faturamento é entender o potencial dele, portanto ter ferramentas que monitorem o comportamento do consumidor em toda a sua jornada é mais do que obrigatório neste momento.

3 – Pense, cada vez mais, no omnichannel

A covid-19 acelerou a integração dos mundos on e off que até então ainda era rascunho para muitas empresas. Para aqueles que já tinham operações híbridas, os impactos, apesar de grandes, foram impulsos providenciais – já para aqueles que ainda estavam planejando suas estratégias digitais, foi quase que uma catapulta, mas desta vez para fora do mercado. Ter o omnichannel aplicado hoje já não é vantagem competitiva, é vital para não submergir a este mundo sem fronteiras. Por isso, abastecer-se de tecnologias que trazem perspectivas unificadas é imprescindível, e isso também vale sobre como a organização se comporta através dos seus departamentos e líderes – todos devem ter uma perspectiva única do negócio, sem segregações. 

4 – Entregue valor, crie empatia 

Outra recomendação essencial em tempos de pandemia (e que certamente vai ser uma norma no futuro) é a necessidade de entregar valor, de criar empatia com o consumidor. Muitas companhias conseguiram surfar a onda da covid-19 justamente por terem se posicionado como marcas preocupadas com o mundo, com a sociedade, com a saúde e, consequentemente (mas não tão explicitamente), com o próprio bolso. Gerar conexão com o consumidor gera demanda e, em tempos de um mundo com tantas mudanças comportamentais, ser “amigo” do seu cliente nunca foi tão fundamental. Tenha estratégias de impacto, seja criativo, seja empático. 

5 – Inove com novos modelos de negócios (próprios ou de terceiros)

Por fim, o atual momento mostra que a inovação é um elemento cada vez mais importante no dia a dia do varejo. O espaço para achismos deixou de existir e os dados tornaram-se finalmente protagonistas, já que, para muitos, eles são os únicos ativos que sobraram neste momento. Tão importante quanto se reinventar, o que neste ano não foi uma escolha, mas sim uma consequência, foi descobrir que novos modelos de negócio podem trazer ainda mais oportunidades. Olhar para fora, descobrir parcerias e compartilhar planos pode, de alguma maneira, trazer fôlego em meio a um vírus que nos tira a respiração, mas não a capacidade de resilir e crescer. 

*Flavia Pini é CEO na FX Data Intelligence, plataforma que através de visão computacional dirigida por IA, fornece insights estratégicos para o Varejo – fx@nbpress.com 


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