6 problemas comuns no dia a dia do varejo – e como eles podem ser solucionados por meio do levantamento de dados.

Por Equipe FX em 26.01.2021 às 14h31

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Administrar um negócio nunca é fácil. Seja qual for a sua área de atuação, é comum deparar-se com desafios ao longo do caminho que poderão influenciar na estrutura da empresa e, em alguns casos, em prejuízos irreparáveis. O mercado varejista não foge a regra. 

Em se tratando de um segmento tão diverso, a falta de planejamento, de controle sobre as demandas e outros problemas acabam se acumulando e ganham potencial para colocar todo o negócio em risco. Soma-se a esse cenário o comportamento do consumidor moderno, que está em constante mutação e exige a todo momento novas estratégias de abordagem e vendas. 

Por todos esses motivos, manter uma análise constante do fluxo de clientes se tornou imprescindível para prever adversidades e criar novas soluções com base nas necessidades e comportamentos da clientela. Neste conteúdo iremos detalhar alguns dos problemas comuns do dia a dia do varejo e como o levantamento de dados pode ajudar a solucioná-los.

Foto por Victor Xok

Problemas que o varejo enfrenta em seu cotidiano

Antes de falarmos mais a fundo sobre a coleta de dados é importante que você saiba alguns problemas causados por falhas na gestão de negócios varejistas. Boa parte deles, inclusive, são causados por certa desorganização e falta de pensamento estratégico por parte dos empreendedores. Veja abaixo quais são esses problemas:

Falha no conhecimento do público-alvo 

Pode parecer inacreditável, mas muitos empreendedores não sabem ao certo qual é o seu público-alvo. Isso porque alguns deles trabalham com produtos básicos, como roupas, calçados ou alimentos e, por isso, tem a ideia de que atendem qualquer perfil de pessoa. Esse é um erro primário e que pode prejudicar muito o futuro do negócio. Quando você não sabe as especificidades do seu público fica muito difícil tomar decisões assertivas a respeito dos serviços oferecidos, diferenciais, divulgação e investimentos.

Você pode até oferecer produtos para um público abrangente, mas certamente tem um grupo de pessoas com características em comum que te procuram com mais frequência. Saber qual é esse grupo é um trunfo que irá te trazer mais lucros e, até, economia, já que se dirigir para  uma quantidade restrita de pessoas é sempre mais barato. Se você ainda não sabe ao certo qual é o seu público-alvo e nem como identificá-lo, uma boa solução é contar com uma empresa de consultoria.

Ineficiência no atendimento 

Outro grande problema em algumas empresas é a falta de um atendimento de qualidade e direcionado. Aqui é preciso destacar que cada público é diferente e demanda um tratamento específico. Por isso, é um erro estruturar o atendimento do seu varejo aleatoriamente.

Dito isso, estabeleça a melhor abordagem para que os funcionários se comuniquem com a clientela, estruture as dependências do seu negócio de acordo com o público, entre outros.

Foto por Charisse Kenion

Falha no controle de estoque 

O estoque é um dos setores mais importantes de qualquer negócio, já que é lá que os produtos são guardados até que sejam vendidos. Além de importante, essa área também é a mais delicada, já que é a mais suscetível a pequenos erros que podem se tornar complicações. Engana-se quem pensa que o estoque é apenas um depósito de produtos, muito pelo contrário, ele também é uma fonte de informações.  Ao manter um controle rígido dos produtos que entram e saem, você saberá quais são os que possuem maior demanda, detectar o excesso de mercadoria parada ou a falta de reposição de determinado artigo, entre outras informações. Esse controle ajuda a evitar despesas com manutenção e desperdícios. Além de evitar a perda de clientes pela falta de produtos para pronta entrega.

Não investir em estratégias de marketing 

As estratégias de marketing definem a sua comunicação com o público e o seu posicionamento no mercado. Sem elas você corre o risco de não se destacar em meio a concorrência e ir à falência. Sem uma boa estratégia de marketing, a empresa varejista não é vista e nem lembrada. Além disso, por meio de um plano de marketing bem estruturado é possível conhecer mais a fundo as características do seu público e direcionar da melhor forma algumas decisões administrativas.

Ineficácia na gestão das finanças 

A gestão financeira é o coração do negócio. Se ela não estiver com a saúde em dia, não há empreendimento que vá para frente. Portanto, preste bem atenção em alguns aspectos, como controle de contas a pagar, o fluxo de caixa, capital de giro, reserva de emergência, retiradas, porcentagem de lucro, entre outras coisas. Se você chegar à conclusão que não está indo a lugar nenhum e que se perdeu em meio a tantos números e informações técnicas, não exite em procurar por ajuda especializada e contratar profissionais como um BPO folha de pagamento, assessor contábil ou consultor financeiro. 

Não usar a tecnologia a seu favor 

Os avanços tecnológicos não param, principalmente em se tratando das atividades comerciais. Atualmente, sistemas de gestão, plataformas de análise de fluxo de clientes e outros recursos específicos para diversos setores vêm automatizando processos e auxiliando na análise e processamento de dados. Por isso, achar que o investimento em tecnologia é algo que pode ser deixado para depois pode ser o motivo pelo qual o seu negócio não cresce e perde espaço para a concorrência. Além disso, algumas ferramentas evitam o desperdício de dinheiro e enxugam significantemente as contas. Por meio de sistemas de gestão, por exemplo, é cada vez menos necessário a terceirização do financeiro ou a contratação de muitos funcionários para cuidar da administração do negócio.

Foto por Lukas Blazek

Estruturação de dados para solucionar os problemas do varejo 

Como já dissemos no começo deste texto, parte dos problemas citados acima se devem à falta de pensamento estratégico. No mercado atual o pensamento estratégico precisa ser pautado por dados, pois são eles que apontarão as melhores estratégias e decisões a serem tomadas. Isso porque os dados mapeiam certas informações do dia a dia do varejo, como, por exemplo, o fluxo de clientes.

É importante lembrar, no entanto, que de nada adianta coletar uma grande quantidade de dados se você não sabe o que fazer com eles. Sendo assim, é importante contar com a tecnologia e implementar um sistema de gestão de dados capaz de coletar e traduzi-los para te fornecer um relatório completo sobre os consumidores e a operação da loja.

Dentre as informações coletadas, estão:

  • Fluxo de visitas;
  • Horários de maior circulação de pessoas dentro da sua loja;
  • Taxa de conversão;
  • Dias e horários com maior e menor movimento;
  • Áreas de maior interesse na loja;
  • Tempo de espera para atendimento;
  • Entre outras coisas.

Todas essas informações lhe permitirão reestruturar a dinâmica da loja e organizar a equipe de acordo com a movimentação no negócio. Outros insights fornecidos a partir da coleta de fluxo de clientes dizem respeito a performance de vendas dos funcionários e a análise dos efeitos das ações de marketing.

Quanto mais dados você conseguir levantar sobre seus consumidores, mais informações você terá para basear suas estratégias de marketing direcioná-las de forma eficiente e assertiva. 

Tenha sucesso no varejo

Todo varejo está suscetível a contratempos. No entanto, alguns deles podem ser evitados. A coleta de dados é uma importante aliada na prevenção de falhas cruciais que podem colocar a perder todo o seu trabalho. No entanto, tenha em mente que apenas acumular dados não é o suficiente. Estruture-os de forma inteligente e simplificada para facilitar a interpretação. Se precisar, conte com a ajuda de uma assessoria contábil ou empresarial para determinar quais são os principais dados a serem trabalhados e, assim, escolher a plataforma ideal para atender às suas necessidades.

Conteúdo produzido por Business Connection.


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