Por Equipe FX em 26.01.2021 às 14h31
Administrar um negócio nunca é fácil. Seja qual for a sua área de atuação, é comum deparar-se com desafios ao longo do caminho que poderão influenciar na estrutura da empresa e, em alguns casos, em prejuízos irreparáveis. O mercado varejista não foge a regra.
Em se tratando de um segmento tão diverso, a falta de planejamento, de controle sobre as demandas e outros problemas acabam se acumulando e ganham potencial para colocar todo o negócio em risco. Soma-se a esse cenário o comportamento do consumidor moderno, que está em constante mutação e exige a todo momento novas estratégias de abordagem e vendas.
Por todos esses motivos, manter uma análise constante do fluxo de clientes se tornou imprescindível para prever adversidades e criar novas soluções com base nas necessidades e comportamentos da clientela. Neste conteúdo iremos detalhar alguns dos problemas comuns do dia a dia do varejo e como o levantamento de dados pode ajudar a solucioná-los.
Antes de falarmos mais a fundo sobre a coleta de dados é importante que você saiba alguns problemas causados por falhas na gestão de negócios varejistas. Boa parte deles, inclusive, são causados por certa desorganização e falta de pensamento estratégico por parte dos empreendedores. Veja abaixo quais são esses problemas:
Falha no conhecimento do público-alvo
Pode parecer inacreditável, mas muitos empreendedores não sabem ao certo qual é o seu público-alvo. Isso porque alguns deles trabalham com produtos básicos, como roupas, calçados ou alimentos e, por isso, tem a ideia de que atendem qualquer perfil de pessoa. Esse é um erro primário e que pode prejudicar muito o futuro do negócio. Quando você não sabe as especificidades do seu público fica muito difícil tomar decisões assertivas a respeito dos serviços oferecidos, diferenciais, divulgação e investimentos.
Você pode até oferecer produtos para um público abrangente, mas certamente tem um grupo de pessoas com características em comum que te procuram com mais frequência. Saber qual é esse grupo é um trunfo que irá te trazer mais lucros e, até, economia, já que se dirigir para uma quantidade restrita de pessoas é sempre mais barato. Se você ainda não sabe ao certo qual é o seu público-alvo e nem como identificá-lo, uma boa solução é contar com uma empresa de consultoria.
Ineficiência no atendimento
Outro grande problema em algumas empresas é a falta de um atendimento de qualidade e direcionado. Aqui é preciso destacar que cada público é diferente e demanda um tratamento específico. Por isso, é um erro estruturar o atendimento do seu varejo aleatoriamente.
Dito isso, estabeleça a melhor abordagem para que os funcionários se comuniquem com a clientela, estruture as dependências do seu negócio de acordo com o público, entre outros.
Falha no controle de estoque
O estoque é um dos setores mais importantes de qualquer negócio, já que é lá que os produtos são guardados até que sejam vendidos. Além de importante, essa área também é a mais delicada, já que é a mais suscetível a pequenos erros que podem se tornar complicações. Engana-se quem pensa que o estoque é apenas um depósito de produtos, muito pelo contrário, ele também é uma fonte de informações. Ao manter um controle rígido dos produtos que entram e saem, você saberá quais são os que possuem maior demanda, detectar o excesso de mercadoria parada ou a falta de reposição de determinado artigo, entre outras informações. Esse controle ajuda a evitar despesas com manutenção e desperdícios. Além de evitar a perda de clientes pela falta de produtos para pronta entrega.
Não investir em estratégias de marketing
As estratégias de marketing definem a sua comunicação com o público e o seu posicionamento no mercado. Sem elas você corre o risco de não se destacar em meio a concorrência e ir à falência. Sem uma boa estratégia de marketing, a empresa varejista não é vista e nem lembrada. Além disso, por meio de um plano de marketing bem estruturado é possível conhecer mais a fundo as características do seu público e direcionar da melhor forma algumas decisões administrativas.
Ineficácia na gestão das finanças
A gestão financeira é o coração do negócio. Se ela não estiver com a saúde em dia, não há empreendimento que vá para frente. Portanto, preste bem atenção em alguns aspectos, como controle de contas a pagar, o fluxo de caixa, capital de giro, reserva de emergência, retiradas, porcentagem de lucro, entre outras coisas. Se você chegar à conclusão que não está indo a lugar nenhum e que se perdeu em meio a tantos números e informações técnicas, não exite em procurar por ajuda especializada e contratar profissionais como um BPO folha de pagamento, assessor contábil ou consultor financeiro.
Não usar a tecnologia a seu favor
Os avanços tecnológicos não param, principalmente em se tratando das atividades comerciais. Atualmente, sistemas de gestão, plataformas de análise de fluxo de clientes e outros recursos específicos para diversos setores vêm automatizando processos e auxiliando na análise e processamento de dados. Por isso, achar que o investimento em tecnologia é algo que pode ser deixado para depois pode ser o motivo pelo qual o seu negócio não cresce e perde espaço para a concorrência. Além disso, algumas ferramentas evitam o desperdício de dinheiro e enxugam significantemente as contas. Por meio de sistemas de gestão, por exemplo, é cada vez menos necessário a terceirização do financeiro ou a contratação de muitos funcionários para cuidar da administração do negócio.
Como já dissemos no começo deste texto, parte dos problemas citados acima se devem à falta de pensamento estratégico. No mercado atual o pensamento estratégico precisa ser pautado por dados, pois são eles que apontarão as melhores estratégias e decisões a serem tomadas. Isso porque os dados mapeiam certas informações do dia a dia do varejo, como, por exemplo, o fluxo de clientes.
É importante lembrar, no entanto, que de nada adianta coletar uma grande quantidade de dados se você não sabe o que fazer com eles. Sendo assim, é importante contar com a tecnologia e implementar um sistema de gestão de dados capaz de coletar e traduzi-los para te fornecer um relatório completo sobre os consumidores e a operação da loja.
Dentre as informações coletadas, estão:
Todas essas informações lhe permitirão reestruturar a dinâmica da loja e organizar a equipe de acordo com a movimentação no negócio. Outros insights fornecidos a partir da coleta de fluxo de clientes dizem respeito a performance de vendas dos funcionários e a análise dos efeitos das ações de marketing.
Quanto mais dados você conseguir levantar sobre seus consumidores, mais informações você terá para basear suas estratégias de marketing direcioná-las de forma eficiente e assertiva.
Todo varejo está suscetível a contratempos. No entanto, alguns deles podem ser evitados. A coleta de dados é uma importante aliada na prevenção de falhas cruciais que podem colocar a perder todo o seu trabalho. No entanto, tenha em mente que apenas acumular dados não é o suficiente. Estruture-os de forma inteligente e simplificada para facilitar a interpretação. Se precisar, conte com a ajuda de uma assessoria contábil ou empresarial para determinar quais são os principais dados a serem trabalhados e, assim, escolher a plataforma ideal para atender às suas necessidades.
Conteúdo produzido por Business Connection.
© 2021 FX - Data Intelligence- Todos os direitos reservados.