9 indicadores de performance para vender mais

Por Equipe FX em 24.06.2021 às 19h58

Compartilhe

Indicadores de performance são dados que possibilitam acompanhar e gerir as principais métricas de estratégias para vender mais e otimizar a jornada do cliente. Veja a seguir como a visão computacional pode ajudar o varejo físico neste novo momento do consumo.

quatro-homens-sofa-discutindo-sobre-vender-mais

Certamente, contar com dados precisos para gerir um negócio é questão de sobrevivência. Portanto, a tecnologia precisa fazer parte da cultura da empresa e é essencial para trazer o máximo de informações sobre a experiência do seu cliente e o desempenho das suas estratégias comerciais. 

A visão computacional consegue interpretar movimentos, pessoas e objetos. Quando associada à inteligência artificial, se torna uma grande aliada para observar comportamentos dos clientes. Como resultado, a loja física consegue obter informações que antes só estavam disponíveis no ambiente virtual.

Afinal, quais são os indicadores primordiais que devem ser acompanhados pela loja física?

Horas quentes

Fluxo de clientes

Taxa de atratividade

Taxa de oportunidade

Comportamento do cliente dentro da loja

Pontos quentes da loja

Tempo de checkout 

Taxa de conversão

A FX tem soluções completas para acompanhar todos estes indicadores de performance. Clique aqui para saber mais!

Horas quentes

São os horários de maior movimento dentro e fora da loja. Sendo assim, o acesso a esta informação ajuda a planejar a gestão do time de vendas para oferecer um atendimento mais prestativo. 

Fluxo de clientes

Contabilizar precisamente a quantidade de pessoas que circulam pela loja é a base para outras métricas importantes sobre o desempenho de um negócio, por exemplo: taxa de conversão e a taxa de atratividade.

Taxa de atratividade

Este indicador relaciona o número de pessoas que notaram a vitrine e a fachada da loja com a quantidade de entrantes. Portanto, ter este número ajuda a calcular o ROI (retorno sobre investimento) das campanhas de marketing e o CAC (custo de aquisição de clientes) com mais precisão.

Taxa de oportunidade

São as oportunidades de vender mais geradas através da classificação de grupos que frequentam a loja. Identificar os grupos de clientes ajuda a saber quem é seu público e aumentar as chances de conversão.

Comportamento do cliente dentro da loja

Coletando dados sobre as ações e o trajeto das pessoas que transitam dentro do estabelecimento é possível identificar padrões de comportamento para personalizar ainda mais a experiência do consumidor. 

Pontos quentes da loja

Os pontos quentes são aqueles que possuem maior circulação e permanência de pessoas. Mapear estes locais na loja ajuda não só na estratégia de merchandising, mas também na exposição estratégica de produtos.

Tempo de checkout

Este indicador fala sobre o tempo de espera na fila do caixa. Uma boa administração da equipe de atendimento evita experiências negativas para o cliente, e por outro lado, ajuda na conversão.

Taxa de conversão

O dado mais importante de performance do varejo é a taxa de conversão, afinal, ele correlaciona o número de pessoas que entram na loja com as vendas realizadas. Este indicador evidencia o desempenho do negócio e das estratégias comerciais.  

Inteligência de dados ajuda a vender mais e melhor

Em primeiro lugar, trabalhar com a inteligência de dados é um dos principais recursos do varejo dentro de uma estratégia omnichannel. Desse modo, a integração dos canais físicos e digitais da empresa precisa dos mesmos indicadores de avaliação para os dois ambientes.

Afinal, para vender mais e melhor, é preciso contar com ferramentas que geram insights para otimizar a operação, desde a escala de colaboradores até o horário de funcionamento e, principalmente, aproveitar as oportunidades de conversão que acontecem todos os dias no varejo.

A FX pode ajudar na gestão omnichannel com dados precisos sobre a jornada do cliente na loja física. Clique aqui para saber mais!


Notice: Undefined variable: aria_req in /home/fxdataha/public_html/wp-content/themes/fx_v3/comments.php on line 65

Notice: Undefined variable: aria_req in /home/fxdataha/public_html/wp-content/themes/fx_v3/comments.php on line 70
Deixe seu comentário
*
*

© 2021 FX - Data Intelligence- Todos os direitos reservados.