Dia dos Pais tem queda de 3% em circulação nos shoppings

Por Equipe FX em 14.08.2019 às 17h44

Compartilhe

Apesar da menor circulação nos shoppings, as vendas na data cresceram 1,2%

Por Weruska Goeking, Valor Investe — São Paulo

Dia dos Pais tem queda de 3% em circulação nos shoppings

Os brasileiros foram menos ao shopping em busca do presente de Dia dos Pais neste ano.

Segundo dados da FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo, o fluxo de pessoas nos shoppings brasileiros no último fim de semana foi 3% menor do que o observado no fim de semana do Dia dos Pais de 2018.

Isso não significa que a economia estagnada e o desemprego em alta foram culpados por deixar os papais sem sequer uma lembrancinha.

Segundo Flávia Pini, diretora de marketing da FX Retail Analytics, o fluxo em shoppings vem recuando devido ao surgimento de outros canais de compras, com destaque para as lojas online.

“É mais uma transformação do varejo do que da economia”, diz.

A região com maior queda na circulação dos shoppings em relação ao ano passado foi a Norte, com queda de 4,90%, enquanto a região Sul puxou a média nacional para cima, com alta de 1,20%.

Final de semana de Dia dos Pais

Vendas cresceram

Apesar da menor circulação nos shoppings, as vendas do comércio para o Dia dos Pais cresceram 1,2% quando comparadas a 2018, segundo dados da Boa Vista.

O pequeno crescimento nas vendas nesta data ocorre após a alta de 2,8% em 2018.

A redução da confiança dos consumidores e o mercado de trabalho ainda patinando têm inibido um aumento mais vigoroso do comércio em 2019.

Como os indicadores de atividade indicando uma estagnação da economia, a tendência de baixo crescimento nas vendas deve continuar a ser observada nas próximas datas comemorativas de 2019.

Leia na íntegra neste link

© 2019 FX - Retail Analytics - Todos os direitos reservados.