Fake News de Natal: Novos dados mostram retração de 1,5% no comércio

Por Equipe FX em 08.01.2020 às 12h45

Compartilhe

Lojistas desconfiam sobre o verdadeiro desempenho do comércio durante o Natal de 2019. Segundo nova pesquisa, setor de eletrônicos foi o que registrou maior queda de vendas.

Dados da empresa especializada em monitoramento do varejo, a FX Retail Analytics, mostram que o fluxo de visitas em shoppings em dezembro caiu 1,5% em comparação com o mesmo período em 2018. Este é mais um número que deve somar na desconfiança de lojistas sobre o verdadeiro desempenho do comércio durante o Natal.

O estudo também apontou que o principal segmento a registrar queda no período foi o de eletrônicos, com redução de 9,13%. Já nas lojas de chocolates, as visitas de consumidores cresceram 2,38%.

Logo após o período de festas natalinas, a Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos), que reúne cerca de 105 mil pequenos empresários que atuam em 563 shoppings e geram mais, de 1 milhão de empregos, informou que pretendia entrar na justiça para contestar o crescimento das vendas de Natal divulgado pela Alshop, uma outra associação que reúne cerca de 54 mil lojistas de shoppings e que aponta aumento de 9,5% no comércio natalino, além de crescimento de 7,5% no ano, em valores nominais.

“A pesquisa da Alshop é falsa, é fake news. Ela está gerando desconforto e revolta entre os lojistas”, disse, em entrevista ao Broadcast, da Agência Estado, Tito Bessa Júnior, que é presidente da Ablos e fundador da rede TNG – que empatou em vendas com o ano de 2018.

Leia na íntegra neste link.

Esse material também foi publicado em:

Blog da Cidadania

© 2020 FX - Retail Analytics - Todos os direitos reservados.